Photobucket

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Curiosidades acerca do sangue...


Da combinação entre o Sistema ABO e Factor Rh, podemos encontrar os chamados receptores e doadores universais. Logo os indivíduos do tipo AB+ (AB, Rh positivo) são os Receptores Universais e os indivíduos do tipo O-(O, Rh negativo) são os Doadores Universais.


Quando se procede a uma transfusão sanguínea é necessário verificar se o receptor tem Rh-. Se assim for, o paciente só poderá receber sangue também Rh-, já que se receber sangue Rh+ o sistema imunológico poderá reagir, causando hemólise. O contrário, contudo, pode ocorrer - o paciente com Rh+ pode receber sangue Rh-, já que este último não traz consigo os antígenos que provocam a reação imunológica.


Ou seja:

Se seu sangue contém Rh+ você pode receber de Rh+ e Rh-;
Se seu sangue contém Rh- você só pode receber de Rh-;

PS - Coloquei uma sondagem no blog, só por curiosidade... Agradecia a TODOS que pudessem responder pois não custa nada... MUITO OBRIGADA!!!!!
Respondam ao tipo: Ab, A, B ou O e depois ao Rh + ou Rh -
(tive algumas dificuldades em colocar a sondagem a 100% mas penso que já esteja, portanto o nº de votos total terá sempre que ser um nº par. Mais uma vez OBRIGADA!!!!!)

13 comentários:

Angel disse...

já respondi. Já agora prima, qual o teu grupo sanguineo??

Luísa disse...

Também já respondi ao questionário.
Eu sou daquelas que só pode receber do mesmo grupo.. 0Rh-

Rafeiro Perfumado disse...

Eu pertenço à carneirada, A RH+.

Boa sorte e que tudo corra bem, jove!

Laurentina disse...

Querida vim ca pela mão da sua tia.
Já respondi ao questionario.
Ehehheheheh, pois eu tb pertenço aos abovinados...porque carneirada era dantes!!!


beijão grande e muita saude.

Laurentina disse...

Querida vim ca pela mão da sua tia.
Já respondi ao questionario.
Ehehheheheh, pois eu tb pertenço aos abovinados...porque carneirada era dantes!!!


beijão grande e muita saude.

Anónimo disse...

eu estou com a maioria A+ ... fui a votante 14... logo um dos números que gosto!
beijinhos
luísa

Lusófona disse...

Olá! cheguei aqui atraqvés da Kalinka. Já respondi a sondagem, sou RH+... não entendo nada de factor sanguíneo.. aqui aprendi um pouco :)

Beijinhos

redonda disse...

Vim até aqui por ter visto um comentário da Kalinka no blog da Pin Gente. Já votei - O+, penso que terei sido a 17. Li alguns dos textos mais para baixo e gostei do que li. Parece-se um bocadinho com o que escrevi e escrevo em diários, e vou voltar e fazer um link para aqui.
Boa sorte.

Miss* Duvalle disse...

E eu fui a 18!
Sou orh- !!

Sou dadora porque tenho conciência que quem tem o mesmo sangue que eu, so pode receber do mesmo tipo!

pikenatonta disse...

Agradeço imenso a todos/as que votaram e que comentaram aqui também!!! Obrigada!!! O meu tipo de sangue é B Rh +

Cenoura disse...

Também já votei.
Sou A Rh- e (sempre) muito preocupada porque os meus dois filhos são O Rh-...

Paula Raposo disse...

Já respondi à Kalinka, mas repito que eu sou ARh+ assim como a minha filha. Um dos meus filhos é ORh+ e o outro ORh-. Beijinhos.

sombra_arredia disse...

´Mt interessante esta tabela:)
Já fiquei a aprender umas coisas!
Achei uma excelente ideia teres a listinha dos blogs do pessoal do BC lol
Rápidas melhoras pra ti e 1 bjinho