Photobucket

domingo, janeiro 01, 2006

O Vendedor de Passados de José Eduardo Agualusa


"Félix Ventura. Assegure aos seus filhos um passado melhor". É a partir deste cartão-de-visita que se desenrolam os capítulos de "O Vendedor de Passados", novo romance de José Eduardo Agualusa. A mentira e a verdade, o(s) homem(s) e o(s) seu(s) duplo(s), a memória e a memória da memória, a ficção e a realidade. Angola ("é importante ironizar com a sociedade angolana, que é uma sociedade que se construiu e se continua a construir assente em muitas ficções" - o autor ao Público, 19/06/04). Tudo poderia acontecer. Tudo poderia ter acontecido. (Susana Moreira Marques, Público, Mil Folhas: "A determinada altura a osga recorda a mãe num momento da sua vida passada: 'Nos livros está tudo o que existe, muitas vezes em cores mais autênticas, e sem a dor verídica de tudo o que realmente existe. Entre a vida e os livros, meu filho, escolhe os livros'(p. 122). José Eduardo Agualusa provavelmente escolhe a vida.") Isto é: os livros? (Nº páginas: 232)


Este foi um livro muito engraçado de ler, pois é narrado por uma osga. Sim, uma osga!! :) Gostei bastante de conhecer este escritor angolano, espero ter a oportunidade de ler mais livros dele.

8 comentários:

Raquel Reis disse...

Oi! *** Passei pa t desejar um 2006 xeio de coisas boas, com muitos sonhos sonhados e realizados!! ;) Que td o mal de 2005 vá embora com ele e que fike apenas o melhor! ***

pikenatonta disse...

RE keia: Bigada!!!!! Tudo de bom para ti também!!!! :)

Beijocas!! ***

Dra. Laura Alho disse...

E eu aproveito para te desejar um Feliz Ano Novo! * :)

Dilbert disse...

Eheheh... és imparável em filmes livros e postais :)
Bem... do Post anterior "Matança de Natal" fugi antes de ser "apanhado" pelo Pai Natal (bolas, um velhote tão simpático :S)
Agora este livro... LOL... uma osga como narrador... nunca tal... se eu não fosse tão preguiçoso ainda lia este livro (curiosidade existe).
E já agora aproveito a visita para reforçar os meus votos de um 2006 que te proporcione tudo quanto ambiciones na vida.
Beijokas miguinha

pikenatonta disse...

RE Cakau: Obrigada!!! Um Bom Ano também paa ti!! :)

*********************

pikenatonta disse...

RE Dilbert: Sim, nessas coisas sou imparável! São pequenos prazeres da minha vida, digamos...
Obrigada pelos teus votos, desejo-te tudo de bom também, e espero que no ano de 2006 consigas ter mais tempo para ler!!!
Beijocas!

Kalinka disse...

Este escritor é bastante conhecido e famoso pelas suas escritas...é do género, Mia Couto de Moçambique e José Eduardo Agualusa de Angola.
Tenho ouvido falar bastante sobre ele, mas nunca tive curiosidade de ler nenhum livro dele...

pikenatonta disse...

RE Kalinka: Pois, a mim este nome também não me era estranho. E gostei do livro, espero ler mais deste autor. :) E ainda não li nada do Mia Couto! Que vergonha...
Beijocas!