Photobucket

sábado, março 29, 2008

Mudança de hora - 29 para 30 Março 2008

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, quando for 1h00 de Domingo (30 de Março), os relógios serão adiantados 60 minutos, passando para as 2h00 horas da manhã.

Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à 00h00 de Domingo, adiantando o relógio uma hora, passando para a 01h00 da manhã.

Este ajuste efectuado no começo da Primavera vem adicionar 60 minutos ao tempo de Greenwich, sendo uma forma de poupar recursos, pois o dia começa mais cedo, o que permite um melhor aproveitamento da luz da manhã e também do final do dia, encurtando o tempo de utilização da iluminação artificial.

A ideia dos relógios serem adiantado para permitir aproveitar melhor as horas de sol foi do inventor Benjamin Franklin, em 1784 nos Estados Unidos da América.

A denominada 'hora de Verão' foi adoptada em 1916 por alguns países europeus, inclusive Portugal, durante o período em que os dias são maiores.

De acordo com o Diário da República de 1996, dando cumprimento à Sétima Directiva n.o 94/21/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de Maio de 1994, a fixação da data e a hora comuns para o início e o fim do período da hora de Verão surge como forma de «facilitar os transportes e as comunicações e assim contribuir para o pleno funcionamento do mercado interno».

6 comentários:

Isabel Filipe disse...

até que eu ia-me esquecendo disto...


e tu como vais? a tua saúde?

beijinhos

Kalinka disse...

Pois é...
não gosto nada desta mudança de hora, gosto mais da outra, em que posso «dormir» mais 1 hora...
nesta noite «rouba-me» 1 hora de soninho, na minha caminha!!!

Mas...o que tem que ser - tem muita força.

Beijinhos.

Maria Cristina Amorim disse...

já sei que aqui em casa amanhã vamos todos andar fora de horas!HE,HE,HE, todos os anos é a mesma coisa.
Beijos.

Ana disse...

Ficamos com menos uma hora de sono... mas amanhã que bom vai ser ter o sol até mais tarde.
Um beijo com votos de que esteja a correr tudo bem contigo.

bijus da Margarida disse...

também me ia esquecendo!!!
Só hoje vi o teu mail :P chegou quase ao mesmo tempo do outro e assim são 2 vencedoras eh eh!!!! :-D fiquei toda contente!!!

Van Dog disse...

Lá dormimos uma hora a menos... :)