Photobucket

sábado, maio 31, 2008

Dia Mundial sem Tabaco


Descobri por acaso no blog notas soltas & ideias tontas que hoje é o Dia Mundial sem Tabaco. Depois visitei o blog sugerido Alecrim Dourado, e este mesmo levou-me ao blog A Melhor Novela de Todos os Tempos do Último Verão. Incentiva-nos a fazer um post a falar sobre o tabagismo. Ora cá estou eu!

Já fui fumadora. Já não fumo mas não parei devido à minha doença. Foi antes disso... Comecei a experimentar com cerca de 16/17 anos e a partir dos 18 comecei a "fumar a sério". Ou seja, comprava mesmo tabaco e um maço dava para 2 ou 3 dias. Até quando fumei? Hmm... Até aos 21 penso eu. Aí de repente parei, assim de um dia para o outro, decidi que não ía fumar mais. E consegui! Durante 1 ano... Após esse tempo deu-me uma pancada parva e recomecei... Até Dezembro de 2005 (com 23 anos). A partir daí foi definitivo. Parei novamente de um dia para o outro. Atenção que é isto que me impressiona... Provavelmente nunca fui muito viciada em tabaco, pois das duas vezes que parei foi mesmo de um dia para o outro. E não me custou nada...

Em Abril de 2006 foi-me diagnosticado Miocardiopatia Dilatada. Que garanto-vos que não teve nada a ver com o facto de fumar... Mas senti-me feliz por já ter deixado o tabaco meses atrás... Posso dizer que hoje em dia penso: mas como fui capaz de fumar? Logo após ter acabado com o tabaco posso dizer que comecei a sentir-me muito bem comigo mesma. Mesmo muito bem! Nada de mau hálito nem dentes amarelos... O carro passou a ser um "ambiente mais saudável", ehehe. A carteira também ficou contente com a poupança. Ou seja, aconselho vivamente a deixar de fumar! Já para não falar das doenças derivadas do tabagismo...

E pronto, aqui ficou a minha história. Para saberem mais informações consultem os blogs que referi, ou então podem sempre utilizar aquela ferramenta essencial da nossa vida: Google! :p

Bom fim de semana!!

10 comentários:

Silvia Madureira disse...

Olá:

Nunca fumei...penso que não perdi nada de relevante.

Transmites boas ideias neste texto.

beijo

flicka disse...

Eu não sou fumadora. Experimentei uma vez e detestei. Voltei a experimentar pela segunda vez e detestei ainda mais. A partir daí, nunca mais voltei a experimentar e não posso estar ao pé dos fumadores pois fico enjoada. Mas, sabes, gostava de me olhar a segurar um cigarro e a fumar, penso que me daria um certo charme, tipo à James Dean com um cigarro pendurado nos lábios... compreendes? Por isso, digo: infelizmente, detesto tabaco! ;o) Que contradição, não é?

Zé Povinho disse...

Eu sou um fumador inveterado, mas o conselho não é de desprezar, não só por motivos económicos como de saúde. Não faço promessas, porque já me deixei disto durante anos e voltei a reincidir.
Quem sabe, qualquer dia...
Bom domingo
Abraço do Zé

Pedro disse...

Não sabia que era hoje... Aliás, pensava que já tinha sido... =$

De qualquer modo, fumar é a pior coisa que algúém pode fazer. Não tenciono começar. Os meus pais fumavam mas conseguiram, depois de muito esforço, parar, se não não sei o que lhes teria acontecido!

Fumar é das poucas coisas a que devemos dizer: nunca!

Mel disse...

Acredito que esta blogagem vai ajudar muito. É uma boa iniciativa, vc não concorda?
Bom fim de semana, Mel

Luísa disse...

Quem me dera que muitos conseguissem deixar de fumar tal como tu!

Nando Damázio disse...

Que bom que você conseguiu superar a vontade de fumar, é uma vitória !!

Muito obrigado pela sua valiosa contribuição na Campanha, cumprimos a missão !!
Abração, até logo !!

Kalinka disse...

Não posso dizer que fui fumadora alguma vez na Vida...pois, um maço de cigarros durava para 3 semanas...só fumava depois das refeições e às vezes nem isso!
Entretanto, em Julho de 2005, um médico diagnostica uma «sarcoidose» em mim e isso assustou-me de forma a nunca mais comprar um maço de tabaco que fosse.
Na verdade, o diagnóstico estava errado e à custa do erro médico andei a tomar cortisona durante 1 ano que me trouxe vários efeitos secundários terríveis e, me mandou para uma cama de hospital em Março de 2006. Enfim...tristezas!!!
Desde 6ª feira à noite que fiquei de cama com febres altas de quase 40 graus...estou em convalescença.
Beijinhos.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Parabéns pela sua atitude. Eu tb sou ex-fumante.


Boa semana

Unknown disse...

Olá!
Poxa que legal que vc conseguiu parar a tempo né...
Obrigaod por contribuir com seu depoimento para a blogagem.
Beijos