Descobri por acaso no blog notas soltas & ideias tontas que hoje é o Dia Mundial sem Tabaco. Depois visitei o blog sugerido Alecrim Dourado, e este mesmo levou-me ao blog A Melhor Novela de Todos os Tempos do Último Verão. Incentiva-nos a fazer um post a falar sobre o tabagismo. Ora cá estou eu!
Já fui fumadora. Já não fumo mas não parei devido à minha doença. Foi antes disso... Comecei a experimentar com cerca de 16/17 anos e a partir dos 18 comecei a "fumar a sério". Ou seja, comprava mesmo tabaco e um maço dava para 2 ou 3 dias. Até quando fumei? Hmm... Até aos 21 penso eu. Aí de repente parei, assim de um dia para o outro, decidi que não ía fumar mais. E consegui! Durante 1 ano... Após esse tempo deu-me uma pancada parva e recomecei... Até Dezembro de 2005 (com 23 anos). A partir daí foi definitivo. Parei novamente de um dia para o outro. Atenção que é isto que me impressiona... Provavelmente nunca fui muito viciada em tabaco, pois das duas vezes que parei foi mesmo de um dia para o outro. E não me custou nada...
Em Abril de 2006 foi-me diagnosticado Miocardiopatia Dilatada. Que garanto-vos que não teve nada a ver com o facto de fumar... Mas senti-me feliz por já ter deixado o tabaco meses atrás... Posso dizer que hoje em dia penso: mas como fui capaz de fumar? Logo após ter acabado com o tabaco posso dizer que comecei a sentir-me muito bem comigo mesma. Mesmo muito bem! Nada de mau hálito nem dentes amarelos... O carro passou a ser um "ambiente mais saudável", ehehe. A carteira também ficou contente com a poupança. Ou seja, aconselho vivamente a deixar de fumar! Já para não falar das doenças derivadas do tabagismo...
E pronto, aqui ficou a minha história. Para saberem mais informações consultem os blogs que referi, ou então podem sempre utilizar aquela ferramenta essencial da nossa vida: Google! :p
Bom fim de semana!!
10 comentários:
Olá:
Nunca fumei...penso que não perdi nada de relevante.
Transmites boas ideias neste texto.
beijo
Eu não sou fumadora. Experimentei uma vez e detestei. Voltei a experimentar pela segunda vez e detestei ainda mais. A partir daí, nunca mais voltei a experimentar e não posso estar ao pé dos fumadores pois fico enjoada. Mas, sabes, gostava de me olhar a segurar um cigarro e a fumar, penso que me daria um certo charme, tipo à James Dean com um cigarro pendurado nos lábios... compreendes? Por isso, digo: infelizmente, detesto tabaco! ;o) Que contradição, não é?
Eu sou um fumador inveterado, mas o conselho não é de desprezar, não só por motivos económicos como de saúde. Não faço promessas, porque já me deixei disto durante anos e voltei a reincidir.
Quem sabe, qualquer dia...
Bom domingo
Abraço do Zé
Não sabia que era hoje... Aliás, pensava que já tinha sido... =$
De qualquer modo, fumar é a pior coisa que algúém pode fazer. Não tenciono começar. Os meus pais fumavam mas conseguiram, depois de muito esforço, parar, se não não sei o que lhes teria acontecido!
Fumar é das poucas coisas a que devemos dizer: nunca!
Acredito que esta blogagem vai ajudar muito. É uma boa iniciativa, vc não concorda?
Bom fim de semana, Mel
Quem me dera que muitos conseguissem deixar de fumar tal como tu!
Que bom que você conseguiu superar a vontade de fumar, é uma vitória !!
Muito obrigado pela sua valiosa contribuição na Campanha, cumprimos a missão !!
Abração, até logo !!
Não posso dizer que fui fumadora alguma vez na Vida...pois, um maço de cigarros durava para 3 semanas...só fumava depois das refeições e às vezes nem isso!
Entretanto, em Julho de 2005, um médico diagnostica uma «sarcoidose» em mim e isso assustou-me de forma a nunca mais comprar um maço de tabaco que fosse.
Na verdade, o diagnóstico estava errado e à custa do erro médico andei a tomar cortisona durante 1 ano que me trouxe vários efeitos secundários terríveis e, me mandou para uma cama de hospital em Março de 2006. Enfim...tristezas!!!
Desde 6ª feira à noite que fiquei de cama com febres altas de quase 40 graus...estou em convalescença.
Beijinhos.
Parabéns pela sua atitude. Eu tb sou ex-fumante.
Boa semana
Olá!
Poxa que legal que vc conseguiu parar a tempo né...
Obrigaod por contribuir com seu depoimento para a blogagem.
Beijos
Enviar um comentário