Photobucket

sábado, dezembro 08, 2007

Solidariedade


No segundo semestre de 2006, um grupo de amigos iniciou um projecto chamado BUS - BENS DE UTILIDADE SOCIAL, Associação Particular de Solidariedade Social.

O projecto consiste basicamente em reproduzir o tremendo êxito do projecto Banco Alimentar contra a Fome e fazer uma espécie de Banco Não-Alimentar.

Por outras palavras, tentar fazer chegar bens não-alimentares (camas, colchões, lençóis, toalhas, electrodomésticos, sofás, cadeiras etc.) a quem deles necessita, ser nada mais do que uma "ponte" entre quem tem e não precisa e quem precisa e não tem.

Veja aqui mais sobre este projecto.

Os vinte centros comerciais da Sonae Sierra estão a organizar actividades destinadas a crianças, como andar no Comboio da Lagarta e tirar fotografias com o Pai Natal, numa iniciativa que visa angariar donativos a favor dos Serviços de Pediatria dos Institutos Portugueses de Oncologia de Lisboa e do Porto.

Conjuntamente com as acções que vão decorrer no Colombo em Lisboa e no LoureShopping, juntam-se a venda de t-shirts da associação Acreditar no MadeiraShopping, Vasco da Gama e ViaCatarina Shopping e tômbolas onde os visitantes poderão fazer o seu donativo.

Os donativos angariados na campanha, que ambiciona chegar aos 50 mil euros até 6 de Janeiro, destinam-se a equipar as unidades de pediatria dos IPOs com equipamento hospitalar e material médico.

Para ajudar a atingir o objectivo da iniciativa, a Sonae Sierra e a Roche - parceiras na campanha Pequenos Grandes Heróis - fizeram os primeiros donativos no valor de 10 mil e 15 mil euros, respectivamente.

Centros comerciais aderentes:
8.ª Avenida
AlgarveShopping
ArrábidaShopping
CascaiShopping
CC Continente de Leiria
CC Continente de Portimão
Centro Colombo
Centro Vasco da Gama (campanha com a Acreditar de 10 a 13 de Dezembro)
CoimbraShopping
Estação Viana Shopping
GaiaShopping
GuimarãeShopping
LoureShopping
MadeiraShopping (campanha com a Acreditar em data a definir)
MaiaShopping
NorteShopping
Parque Atlântico
RioSul Shopping
Serra Shopping
ViaCatarina Shopping (campanha com a Acreditar de 10 a 13 de Dezembro)

Portugal respondeu em massa à necessidade de meias para os sem-abrigo de Lisboa e já se conseguiram quase 12 000 pares de meias até ao final de Novembro!
A campanha mobilizou departamentos, Ministérios, escolas e empresas inteiras (uma única empresa enviou 2600 pares de meias!), como pôs famílias e amigos de Valença, Faro, Murtosa, Lagos, Porto e mais, a juntar o que tinham para dar aos sem-abrigo de Lisboa, pôs o Zé Miguel de 8 anos a pedir à mãe para nos contactar porque tinha ouvido o apelo na rádio, e ajudou a captar mais voluntários que nunca para a Festa de Natal com os Sem-Abrigo!
A CVPaz agradece em nome dos sem-abrigo de Lisboa que vão ter os pés mais quentes este Inverno!

Agora há um desafio urgente pela frente: Conseguir as quantidades necessárias dos bens alimentares com que os voluntários vão confeccionar as 4500 refeições quentes para os nossos convidados sem-abrigo!
As necessidades mais prementes são leite, esparguete, recheio para sandes (compotas, paio, queijo, etc.), batatas, cebolas, cenouras, feijão, alho, arroz e bolo-rei!

A dimensão deste evento é necessariamente complexa e embora os preparativos estejam razoavelmente avançados, está a haver dificuldade em atingir as quantidades de bens alimentares de que os voluntários do exército precisam para confeccionar as refeições quentes para os convidados sem-abrigo, bem como para os lanches. Por isso mesmo todas as pequenas contribuições nos alimentos são inestimáveis.

Consulte as necessidades mais urgentes em http://www.cvidaepaz.org/. As quantidades são grandes, mas toda a ajuda é preciosa e seria fantástico se pudesse fazer uma contribuição ou divulgar o nosso pedido nos seus contactos!

Os donativos podem ser entregues na sede da Comunidade Vida e Paz até 10 de Dezembro:
Rua Domingos Bomtempo, 7
1700-142 Lisboa

in sapo.pt

3 comentários:

ShiningMoon disse...

Olá!
Vi agora este teu post e não posso deixar de comentar.
Viste as notícias ontem? Uns "anormais" quaisquer assaltaram o armazém da Comunidade Vida e Paz e levaram grande parte destes bens doados para o Natal dos sem-abrigo.
Estou mesmo indignada e só me apetece escrever uns palavrões...
Desculpa o desabafo...
Boa semana.
Bjitos.

Kalinka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pikenatonta disse...

ShinningMoon : Sim, eu soube! Mas logo a seguir ganharam 39 000 euros num programa de tv!! Que fixe!!

Beijocas!!!