segunda-feira, outubro 31, 2005
domingo, outubro 30, 2005
Sugestão!
Dezembro
Dia 8 Quinta-Feira 20:00 [Sala Atlântico]
sábado, outubro 29, 2005
Mudança de hora - Não Esquecer!
sexta-feira, outubro 28, 2005
Diz-me: porque estás tão triste? - David Karp
A depressão é hoje considerada um “mal du siécle” ou uma forma de “disconnection” nas palavras de Karp, o autor deste livro, situação a que não é de forma alguma alheia a esta nossa estranha forma de viver. Digamos que ela é gerada em função de uma falta de esperança, ou pela desintegração de valores previamente existentes. E tudo isto é tremendamente subjectivo, não deixando por isso mesmo de ser colectivo também. É colectivo, quando uma classe profissional se encontra cada vez mais afectada pelo problema – os psiquiatras e os psicólogos disso dão conta – é colectivo, quando o problema diz respeito a todo um planeta. Por isso, não podemos mais esconder a cabeça e fingir que não nos diz respeito, que nada disso nos poderá jamais atingir, ou aos que nos são mais próximos.
Este livro estende-se por domínios que vão desde a Sociologia, à Medicina, Psicologia e Educação, e sendo de primordial importância para os profissionais, docentes e estudantes das áreas científicas mencionadas, não deixa, contudo, de ser acessível ao leitor comum.
Adorei ler este livro, aprendi bastante! Aconselho a quem sabe bem o que é estar com depressão, ou mesmo àquelas que convivem com pessoas assim.
Existe um grande paradoxo na depressão que muita gente não entende infelizmente: a necessidade de afastamento, por um lado, e a perturbação causada pelo isolamento, por outro. É importante que se entenda bem isto… Uma outra frase do livro: «A saúde emocional de cada indivíduo e a saúde da sociedade são inseparáveis». Finalmente fica aqui apenas um relato de entre dezenas e dezenas deles…
«A depressão é um vácuo que, pouco a pouco, se apodera do nosso cérebro e desaloja o espírito. É a ausência total de pensamento racional. É um frio gelado, que se faz acompanhar por um nevoeiro perigoso que nos enche de horror e nos aterroriza, à medida que se vai espalhando pelo que nos resta do pensamento.»
quinta-feira, outubro 27, 2005
quarta-feira, outubro 26, 2005
Cinema!
Must love dogs --> É uma comédia muito gira em que soltamos umas boas gargalhadas! Gostei de ir ver! Há muito que não via uma comédia...
Nigth Watch --> É um filme russo muito aclamado no país dele e confesso que gostei!
One Missed Call --> Bem, gostei mesmo muito. Surpreendeu-me bastante! Filme japonês de terror.
Amityville --> Hmmm muito bom! Não dava nada por este filme, e acabei impressionada... É de terror...
The Cave --> Gostei do filme, dá que pensar em imensos seres que podem existir na realidade e não nos passa pela cabeça... Há sítios onde não devemos entrar...
Alice --> Filme português. Apesar de tudo, gostei. É um filme muito parado em que nos mostra o sofrimento de um pai que não desiste de procurar a filha desaparecida...
Basta clicarem no nome dos filmes para acederem aos sites!
terça-feira, outubro 25, 2005
O que é o Postcrossing?
Ponto principal: Se mandares um postal, vais receber pelo menos também um, de algum postcrosser algures no mundo.
Porquê? Porque, tal como o autor, existem imensas pessoas que gostam de receber coisas pelo correio. Se tu acrescentares a isso o factor surpresa de receber postais de qualquer sítio do mundo que se calhar até nunca ouviste falar, consegues transformar a tua caixa de correio numa caixa surpresa! :)