
Da combinação entre o Sistema ABO e Factor Rh, podemos encontrar os chamados receptores e doadores universais. Logo os indivíduos do tipo AB+ (AB, Rh positivo) são os Receptores Universais e os indivíduos do tipo O-(O, Rh negativo) são os Doadores Universais.
Quando se procede a uma transfusão sanguínea é necessário verificar se o receptor tem Rh-. Se assim for, o paciente só poderá receber sangue também Rh-, já que se receber sangue Rh+ o sistema imunológico poderá reagir, causando hemólise. O contrário, contudo, pode ocorrer - o paciente com Rh+ pode receber sangue Rh-, já que este último não traz consigo os antígenos que provocam a reação imunológica.
Ou seja:
Se seu sangue contém Rh+ você pode receber de Rh+ e Rh-;
Se seu sangue contém Rh- você só pode receber de Rh-;
PS - Coloquei uma sondagem no blog, só por curiosidade... Agradecia a TODOS que pudessem responder pois não custa nada... MUITO OBRIGADA!!!!!
Respondam ao tipo: Ab, A, B ou O e depois ao Rh + ou Rh -
(tive algumas dificuldades em colocar a sondagem a 100% mas penso que já esteja, portanto o nº de votos total terá sempre que ser um nº par. Mais uma vez OBRIGADA!!!!!)